Natal No Brasil

Grande como é o Brasil, as festas de Natal são muito parecidas no país todo. Embaixo nossos amigos falam eles mesmos o que que o pessoal faz la na noite de Natal.  

Salvador da Bahía

Natal no BrasilMuito mais conhecidas são as ofertas de flores para Yemanjá, a rainha dos Mares. Em ano novo as pessoas fazem seus pedidos e depois vão todas de branco, jogarem flores ao mar. Também é muito popular ir para Salvador, Bahia, porque lá tem mais magias, e as pessoas que acreditam nisso gostam de estar lá para visitar as mães de santo.

Belo Horizonte
contado pela Di

Uma comemoração essencialmente familiar. Normalmente se tem uma ceia a meia noite... Famílias que tem um tio gordão como é o caso da minha, a gente veste o pobrezinho de Papai Noel e ele aparece de algum lugar tocando um sino com um super saco de presentes.
Minha família quando junta dá aproximadamente 40 pessoas. Normalmente mamãe dá uma bobagem para as crianças e cada um dos adultos. Eu quando dá levo para todas as crianças.

Comemos salpicão, pernil, peru, frutas, castanhas, nozes.

Campinas
contado pela Marieu

Las personas colocan sus arbolitos generalmente al principio de diciembre.

Cena de la Víspera de Navidad

Las comidas típicas son lechón asado, pavo, castañas, "rabanadas" (pan frito preparado con una masa de leche, huevos y azúcar, y espolvoreados con azúcar y canela), arroz con pasas, panetones, tender, etc...

Si bien se han ido incorporando nuevas tradiciones, hay una cena en la que generalmente se respeta el horario: a las 12:00 de la medianoche de la "Véspera do Natal". Se abren champanes, hay muchos fuegos artificiales.

Santa de Contrato

Santa de ContratoA las doce "Papai Noel" deja los regalos para los niños. Alguien de la familia se viste de "Papai Noel." Las personas que pueden contratan alguien para hacerlo. En las calles donde hay comercio, generalmente se forman grandes filas de "Papais Noel" sentados en las aceras, tomando tragos y esperando que alguien venga a contratarlos para las fiestas. Es gracioso ver todos los Santas Claus vestidos de rojo, algunos flacos, otros gordísimos, esperando sus clientes.

A veces, cuando ya la mayoría ha sido contratada, se quedan unos cuantos rechazados, por muy flacos o muy borrachos esperando que quizás alguien retrasado los venga a buscar.

El Día de Navidad

El día de Navidad es muy silencioso. Las personas duermen hasta tarde y los niños juegan fascinados con sus nuevos juguetes.

Brasília
contado pelo Dinho

É costume ter à mesa, na ceia, peru assado, penil assado, rabanada (pão frito com açúcar e canela).

As casas ficam enfeitadas com a tradicional árvore de natal, que pode ser uma árvore artificial cheia de bolas coloridas e brilhantes. É tradicional fazer o Presépio de Natal nas casas.

O Amigo Oculto

É a troca de presentes entre as pessoas. É distribuído entre as pessoas que vão participar da brincadeira, um papel com o nome de uma pessoa, que ela vai escolher um presente para dar para ela.

Do céu, Goiânia
contado pela Isa

Pertenço a uma comunidade católica e a Igreja que frequento é a de N. S. de Fátima. Na nossa comunidade, sentimos o Natal como um dia Santo e de comemorações pelo Nascimento de N. S. Jesus Cristo.
Neste ano o paróco incentivou muito as novenas de Natal, aonde cada membro da Igreja deverá convidar os vizinhos da sua rua ou mesmo do bairro, para participarem. E em cada dia da novena todos deverão trazer alimentos ou roupas para que no dia 19/12 façamos uma festa para todos aqueles mais necessitados. No ultimo dia tb teremos uma missa especial para toda a comunidade, e aqueles que trouxerem maior numero de ofertas, teremos um premio. Isso é para incentivar e tb promover o bairro.

Eu pertenço ao movimento de casais que aqui se chama: O.VI.SA. (Orientação para a Vivência Sacramental). Esse grupo se reune de cada 15 dias em uma residência, aonde estudamos a Biblia e as problemáticas da familia.

Este Natal está muito animado pois temos até torcida uniformizada. Cada grupo deverá se vestir de uma cor. O meu grupo é o azul. A novena propriamente dita começará no dia 10 e terminará dia 19. Neste sabádo teremos um baile de encerramento e tb de ínicio do ano.

Costumamos nos reunir no Natal as familias que não tem outros parentes aqui na cidade. Cada um leva o que mais gosta para a ceia e tb é feito um amigo secreto, pois assim todos ganham o seu presente.

Créditos

Agradecemos a colaboração de Di (Maria A.Macedo Moura), de Belo Horizonte mas morando em São Paulo; de Marieu, de Campinas, mas morando na Republica Dominicana; do Eder Queiroz em Brasília e da Iracema da Silva Azevedo de Goiânia na preparação do material acima mostrado.

Añadir nuevo comentario

HTML Restringido

  • Etiquetas HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Saltos automáticos de líneas y de párrafos.
  • Las direcciones de correos electrónicos y páginas web se convierten en enlaces automáticamente.
Indica tu correo-e para poder informarte cuando tu comentario haya sido revisado y aprobado. Tu correo no será visible al público y sólo se usará para notificarte de que tu comentario ha sido aprobado, modificado o respondido.
CAPTCHA
Por favor, demuestra que eres una persona y no un robot que intenta colocar propaganda y contenidos inadecuados en nuestra web.